Aprenda Como Tocar Violino – Mesmo Sendo um Iniciante.

Parabéns por ter chegado até aqui, não existe dúvidas que você chegou até esse artigo porquê está a procura de uma forma simples de aprender como tocar violino, concorda comigo?

Bom, seja muito bem vindo(a) ao mundo violinístico, nesse artigo quero te auxiliar da melhor forma, como começar a estudar este instrumento tão lindo que é o violino, fique atento(a) e não desgrude os olhos do computador, pois vou te apresentar um método simples porém eficiente, que se você colocar em prática e estudar com regularidade e vontade, irá aprender como tocar violino com perfeição, até mesmo se você não sabe nada sobre o assunto ou mesmo está apenas iniciando nessa caminhada.

Acompanhe este artigo comigo até o final e veja como tocar violino não é um bicho de sete cabeças.

A História e Origem do Violino

Antes de começarmos a nos aprofundar no assunto, preciso de contar um pouco sobre a história do violino e sua origem.

A palavra violino vem de um termo utilizado no latim médio, vitula, e quer dizer instrumento de cordas. ele foi originado de instrumentos trazidos do oriente médio. Estudos mostram que esses instrumentos de cordas possivelmente começaram a existir com base nos arcos e flechas da antiguidade e isso faz todo sentido.

O violino surgiu no início do século XVI exatamente na Itália como um aperfeiçoamento de instrumentos de corda friccionada, a lira de braccio, a vielle e o rebec.

Antonio Stradivari também italiano, foi o extraordinário construtor do violinos, ele era muito conhecido por sua ortografia latina strativarius. No decorrer de toda sua vida o mestre fabricou somente 250 violinos, que hoje podem estar valendo uma verdadeira fortuna, mesmo com as tecnologias de hoje, sua qualidade sonora nunca foram superadas.

Agora que você já sabe o básico sobre a história e origem do violino, chegou a hora de aprender como escolher o tamanho ideal do seu violino.

Como Escolher o Tamanho Ideal do Violino

Aqui é onde tudo começa, chegou a hora de você aprender a maneira correta de como escolher o tamanho ideal do seu violino. Se você ainda não sabe esse instrumento possui tamanhos diferentes, e é essencial para sua aprendizagem e aperfeiçoamento musical que você tenha o violino do tamanho certo, para você poder estudar e colocar todo seu aprendizado em prática.

O ideal seria que o tamanho do seu instrumento fosse estabelecido por um bom professor, todavia vale ressaltar que existem algumas relações entre a idade do aluno e o tamanho do violino e é isso que vou te mostrar agora.

Com crianças com menos do que 13 anos devemos conduzir à escolha do seu instrumento da seguinte maneira: Coloque o violino no ponto normal para execução, sendo que a palma da mão esquerda deve envolver a voluta do violino, feito isso se o braço ficar muito esticado, devemos experimentar um de tamanho menor, no entanto se o braço ficar muito fechado, assim formando um ângulo um tanto reto (90°) temos que testar um tamanho maior.

Esse processo é essencial para que você dê início a sua aprendizagem, pois se o tamanho do violino não for o ideal para a sua estatura, é capaz de lhe causar alguns problemas futuros. Se o instrumento for maior do que o necessário pode causar problemas de coluna, dores musculares e até mesmo tendinites, que só poderão ser solucionados com tratamentos mais demorados.

Também não podemos desconsiderar o tamanho da mão do aluno, já que as vezes o mesmo tem os braços longos, porém mãos pequenas. Agora que já temos uma base e sabemos o que considerar na hora de escolher o tamanho ideal do violino, vamos conhecer mais o instrumento e saber o nome das principais parte dele.

Partes Importantes do Violino e Arco

Nomenclatura do Violino

Se você chegou até aqui e já está ansioso para descobrir a arte que é tocar esse instrumento fenomenal, tenho uma ótima notícia para você, falta muito pouco para que você comece a tocar violino com qualidade, pois força de vontade tenho certeza que esta sobrando em você.

Ficou com alguma dúvida a respeito de tudo que vimos até aqui? Não tem problema.
→ Clique aqui baixe grátis o guia completo para iniciantes em violino.

Aprenda Como Tocar Violino Facilmente.

Você já sabe um pouco sobre a história e origem do violino, aprendeu a como escolher o tamanho certo dele de acordo com o tamanho do seu braço e mãos, assim como também já sabe o nome das suas principais partes e sua nomenclatura. Chegou a hora de aprender na prática como tocar violino, vamos com tudo!

Como Segurar o Violino e o Arco Corretamente

O instrumento deve estar posicionado sobre a clavícula e encostado entre o queixo e a bochecha, na mandíbula. Existe um acessório que é muito utilizado para auxiliar nessa tarefa, ele se chama espaleira.

Para tocar violino com perfeição é essencial ter uma boa postura e segurar o instrumento da forma correta, tenha em mente que o violino foi feito para se adaptar ao nosso corpo, não o contrário, então mantenha uma postura natural e relaxada e lembre-se de se alongar antes de começar a praticar.

Embora muitos achem que a mão que requer mais estudo seja a esquerda, a mão direita é a que necessita de mais técnica, pois é ela quem segura o arco, mesmo se você for canhoto(a), o violino é usado na mão esquerda e o arco na direita.

→ Clique aqui e veja passo a passo com vídeo aula gratuita de como segurar o arco da forma correta.

Como Manter Uma Boa Postura

Quando for tocar em pé mantenha as pernas um pouco abertas e o pé esquerdo um pouco a frente assim como os joelhos relaxados, assim você ficará numa posição de equilíbrio.

Já quando for tocar sentado, sente-se de forma reta e utilize uma cadeira bem firme (não é recomendado sentar em sofás e assentos macios). Lembre-se de manter o pé esquerdo um pouco a frente e os dois pés no chão.

Uma postura relaxada é essencial para que você toque bem, as demais habilidades partem todas de uma boa postura, até mesmo o som produzido está diretamente relacionado a sua postura. Se estiver estudando sozinho, observe sempre sua postura e seja o mais criterioso possível, tente melhora-la diariamente, pois ela é muito importante.

Tocar violino sem dúvidas exige muita disciplina, tendo isso você já está no caminho certo, e vai aprender a tocar em pouco tempo, muito menos tempo do que pode imaginar. O próximo passo será tocar suas primeiras notas, continue comigo nesse artigo, mas não fique com nenhuma dúvida, qualquer coisa volte ao início e leia devagar.

→ Ficou com alguma dúvida a respeito de como manter uma boa postura segurando o violino? Clique aqui e veja uma vídeo aula gratuita explicando a técnica

As primeiras Notas Musicais

Logo após preparar o violino e o arco, estar condicionado e estiver segurando o instrumento da maneira correta, chegou o grande momento de explorar o violino.

Em uma posição confortável, explore as cordas e a sonoridade do instrumento, toque as notas em todas as cordas e divirta-se. Por enquanto você deve se preocupar com a postura e a sonoridade.

Nessa fase não se preocupe e fazer movimentos grandes com o arco, use o arco para conhecer as notas e mantenha sempre a postura correta.

Retifique que o arco deve estar paralelo ao cavalete, tocar em frente a um espelho ajuda muito na visualização e a corrigir possíveis erros.

Dica extra: Para garantir que o movimento esteja correto, deixe o braço direito parado, usando somente movimentos com o antebraço, isso ajuda muito no paralelismo.

Com todas essas dicas você já está apto a dar início a sua jornada musical e começar a tocar esse instrumento maravilhoso que é o violino, mas se você ainda não tem toda essa segurança ou mesmo pretende se aperfeiçoar e aprender todo o passo a passo de como tocar violino. Quero te apresentar o Spalla di Base – Curso Completo de Violino Para Iniciantes.

Spalla Di Base – Curso de Violino Para Iniciantes

O Spalla Di Base é um curso de violino totalmente voltado para iniciantes que possibilita o aprendizado deste instrumento estudando em casa a um preço super acessível e ainda aprender da forma correta como tocar com qualidade.

O curso de violino Spalla possui um método passo a passo para você iniciar ou aperfeiçoar seus estudos de violino de forma simples, fácil e didática. Curso 100% online e em Vídeo aulas, que você poderá assistir onde, quando e como quiser, na comodidade de sua casa.

A Que Vou ter Acesso Dentro do Curso Online de Violino – Método Spalla?

  • São 200 aulas em vídeo com resolução FullHD e mais de 100 horas de vídeos, que são constantemente atualizados e você tem a garantia de estar sempre assistindo e revisando as aulas, podendo voltar, pausar e assistir quando quiser.
  • O curso possui mais de 10 gigabytes de materiais didáticos para estudo.
  • Você terá Acesso Completo ao Curso Por Tempo Vitalício. Feito a inscrição, você terá acesso a todas as atualizações do treinamento e poderá assistir as aulas de violino online por tempo indeterminado.
  • Grupo Secreto no Facebook – Logo após fazer sua inscrição no treinamento, você receberá acesso a um grupo secreto somente de alunos do curso online de violino – Método Spalla, onde vai poder tirar todas suas dúvidas e trocar informações com outros alunos e profissionais.
  • Suporte personalizado – Você terá suporte através de e-mail e pelo grupo secreto do facebook somente de alunos.

→ Clique Aqui e Faça sua Inscrição Agora Mesmo.

Veja uma Demostração de Talento do Seu Mais Novo Professor de Violino Danilo César Campagnoli.

Danilo César Campagnoli começou a estudar violino com 10 anos de idade e quando completou 19 anos iniciou sua carreira de professor de violino.

Hoje ele desfruta de seus conhecimentos em informática para ajudar por meio da internet, centenas de pessoas que pretendem aprender a tocar violino.

Danilo acredita que qualquer pessoa tendo a idade que for, pode aprender a tocar violino, ele é o criador do site violinando.com, site que deu origem ao Curso Spalla – Curso Completo de Violino Para Iniciantes. E está disposto a te ensinar a tocar esse instrumento com perfeição, o que você acha?

O que Alunos Estão Falando Sobre o Curso?

→ Quer Fazer Parte da Próxima Turma do Curso ? Acesse o Link e se Inscreva.

Existe Garantia Para o Curso?

Adquirindo o Spalla Di Base – Curso Iniciante de Violino o você terá uma GARANTIA INCONDICIONAL DE 30 DIAS para estudar e colocar em prática, caso não tenha gostado do curso,  você pode pedir o seu dinheiro de volta diretamente pela plataforma hotmart, ou nos mandando um e-mail, mas temos a certeza que vai funcionar para você também, assim como funcionou para centenas alunos em todo Brasil.

→ Chegou a hora de aprender como tocar violino – FAÇA SEU CADASTRO AGORA MESMO!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Spalla Di Base - Curso Iniciante de Violino
Author Rating
51star1star1star1star1star